quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Filo cordados



 O filo dos cordados é composto por todos os animais vertebrados, sendo este o nosso e dividido também com peixes, repteis, anfíbios, aves e mamíferos. Para ser deste filo é necessário possuir algumas características em especiais, sendo as suas apomorfias as seguintes:

1ª - Apresentam notocorda ou corda dorsal, sendo que esta serve para dar sustentação ao embrião,dirigir a formação do tubo neural dorsal oco e dirigir a formação da coluna vertebral. A notocoda se forma após o achatamento da gástrula, ao se formar o suco neural (quando um conjunto de células começa a afundar dando origem a um aglomerado no interior do embrião) o aglomerado de células forma o  tubo neural dorsal oco e a notocorda





 2ª- Apresentam tubo neural dorsal oco, sendo que este serve para a formação do cérebro e do sistema nervoso, que como o nome diz se caracteriza por ficar na posição dorsal.





3ª - Apresentam fendas faringianas ou fendas branquiais, são fendas de função respiratória que dependendo do  caso podem desaparecer na fase embrionária ou persistir até a fase adulta. As fendas faringianas persistem até a fase adulta somente em animais aquáticos.









 4ª - Apresentam um epitélio de revestimento, que consiste em uma camada externa do corpo com a função de proteger o organismo. O epitélio de revestimento pode ser: pele, pelos, escamas penas e placas ósseas
 



5ª - Apresentam cauda pós-anal, que consistem em um alongamento do corpo que serve para deslocamento e equilíbrio. Todos os cordados a  possuem, mesmo que tenha sido diminuída ao longo da evolução pelo fato de perder a utilidade.








6ª - Possuem um coração ventral, sendo este um orgão com a função de fazer o sangue circular no corpo, como este caso como se trata de circulação fechada o sangue circula nas veias e artérias. O coração ventral é composto por 2 átrios e um ventríloco.




 Fonte das imagens:
- http://mundoeducacao.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/12c313ba65ddf8bd645e728c809845ef.jpg
- http://professor.bio.br/imagens/questoes/embrio2.jpg
- http://www.sabedoria.ebrasil.net/db/biologia/estudos/biologia/biologiag/cordad5.jpg
- http://paginas.ufrgs.br/projetoamora/areas-de-conhecimento/ciencias/imagens/arcos_branquiais.jpg/image_preview
- http://www.acervoescolar.com.br/biologia/histologia/imagens/tecidos-epiteliais.jpg
- http://1.bp.blogspot.com/_VTHMISLM0xE/TMJoTXGgyXI/AAAAAAAAAAM/nNmiWeXgmck/s1600/Imagem1.png
- http://www.brasilescola.com/upload/e/cora_b.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário