domingo, 11 de setembro de 2011

Aves

Características:

1. Ovo amniótico.

2. Endotermia (= Homeotermia)

3. Ossos Pneumáticos ---> diminuir peso
                                  ----> diminuir densidade

4. Sacos aéreos ---> diminuir densidade

                         ---> Retirar maior quantidade de O² do ar

5. Maxilar transformado em bico --> Perda de peso corporal
6. Membros anteriores transformados em asas.

7. Penas ----> Auxílio no voo
              ----> Isolante Térmico

8. Perda da bexiga urinária ---> Diminuição do peso

9. Osso Esterno transformado em quilha ---> transforma o corpo aerodinâmico
                                                              ---> Fixar o músculo do peitoral 
10. Corpo aerodinâmico.

Explicação: 

Ovo amniótico é ovo com casca endurecida por sais de cálcio e revestido por córion e o embrião fica mergulhado em uma bolsa de água o âmnio.
Endotermia é quando o animal mantém sua temperatura constante independente da temperatura do ambiente. Mantém sua temperatura à custa de energia liberada pela respiração celular.
Ossos pneumáticos são um tipo de osso diferente que foi uma adaptação ao modo de vida das aves. Como as aves precisam voar, ela não pode levantar um grande peso à custa de duas asas. Ela precisa ter um peso baixo para que não queime tanta energia. Os ossos pneumáticos são ossos ocos que possui estruturas dentro dele, para que sustente-se. Então com ossos ocos, o animal perde peso e densidade, pois não possui peso acumulado em um só lugar.
Sacos aéreos estão ligados aos pulmões, eles acumulam o ar inspirado pela ave e o bombeiam para os pulmões, aumentando a eficiência respiratória. Com respiração mais eficiente, as células do animal têm mais oxigênio à disposição e podem liberar energia com maior rapidez, lembrando que as aves necessitam de muita energia para voar.
A transformação dos dentes para o bico foi uma adaptação também, pois no maxilar era onde se concentrava maior peso do corpo. Os dentes foram substituídos pelo bico. O animal captura o alimento e engole, eles possuem um estômago musculoso, chamado moela onde tritura o alimente com ajuda de pedrinhas que a ave engole. Depois elas possuem um estômago químico, que produz sucos digestivos e fica posicionado antes da moela. 
Os membros anteriores (o que seriam nossos braços) forma transformados em asas.
As penas dependendo de como se passa a mão elas são lisas e por isso que auxilia o voo, pois corta o vento quando voam. E é isolante térmico, pois formam uma camada, onde a ave pode enfrentar diversos climas e não sentir nada, nada de frio, isolando-as.
As aves perderam a bexiga urinária, para que o seu peso diminuísse facilitando o seu voo. Então, sua urina e fezes saem pelo mesmo lugar: cloaca. A urina delas, pela pouca água, também é pastosa.
A quilha é uma saliência no peito delas que lembra uma quilha de um barco. Tem a função de transformar o corpo aerodinâmico e de fixar o músculo peitoral que move as asas.
E elas possuem o corpo aerodinâmico, perfeito para voar.

Reprodução:
Possuem sexos separados com fecundação interna. Na maioria das aves o macho não possui pênis e a passagem do seu gameta ocorre quando o macho e a fêmea encostam as cloacas. Na época da reprodução, muitas espécies competem por território. É preciso também que conquistar a fêmea de algum jeito. As aves são todas ovíparas: o óvulo possui gema no interior do citoplasma. Depois da fecundação, a célula-ovo desce por um tubo chamado tuba uterina. No caminho, formam-se em torno dela, a clara e a casca de carbonato de cálcio. A gema e a clara são reservas de alimento que serão consumidas pelo embrião durante seu desenvolvimento. A maioria das aves constroem ninhos com gravetos, grama pelos, penas, barro entre outros, onde a ave mãe choca o ovo, pois o calor é importante para o desenvolvimento do embrião. O ninho serve também para proteger o ovo contra predadores.
Nem todas as aves voam, como por exemplo os pinguins, avestruzes, a ema. Por isso não dá para afirmar que todas as aves voam e que é uma característica somente delas. A característica única delas é que possuem penas.














FONTES:
  • http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/678_MaxwellPadilha_Vilaca0728800.jpg
  • http://4.bp.blogspot.com/-JE3gtmDdtlI/Tksybtu2VoI/AAAAAAAAAFI/_J-xScGklTQ/s320/pav%25C3%25A3o.jpg
  • http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f6/Toco_toucan_Parque_das_Aves.jpg
  • http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/images/Aves/pinguim_1.jpg
  • http://3.bp.blogspot.com/-epEKF1nSswg/TeWUnLtcTxI/AAAAAAAAASY/OlFSzzS2G1s/s320/patos-1.jpg
  • http://www.dannybia.com/danny/img/a/avestruz.jpg
  • http://www.webciencia.com/14_pinguim2.jpg
  • http://www.tapira.mg.gov.br/img/tapira/ema.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário