quinta-feira, 31 de março de 2011

Vírus

Vírus = Latin = Veneno
Essa palavra tem origem do Latin, que significa veneno.
O que são vírus?
Entidades acelulares (não possuem  células), que são parasitas obrigatórios de células. Não são considerados seres vivos, pois não apresentam organização celular, não respiram, não apresentam movimentos, não possuem metabolismo e só se reproduz dentro de uma célula. Fora dela, ele é cristalizado, não morre, só se acontecer algo provocando sua morte. Sua composição química:  Ácido Nucléico e Proteínas. Parasitas Intracelulares Obrigatórios e parasitam: Bactérias, Fungos, Animais, Vegetais. Sistema molecular biológicos auto-replicativos não-vivos. Sua estrutura é formada por:


  • Envelope - camada bimolecular lipoproteica de origem celular  
Proteínas Ligantes: são proteinas virais específicas codificadas pelo genoma do vírus.
  • Capsídio: proteínas virais (ligantes) - reveste o genoma viral. Capsídio + Genoma = Nucleocapsídio
  • Genoma - (RNA) - (DNA) - (DNA + RNA) / Complexados com proteínas











OBS: Há também alguns vírus que não são envelopados.
A reprodução do vírus é diferente de todas, pois acontece dois tipo e tudo dentro de uma célula e quando dominam-na e a faz trabalhar para o vírus. Primeiro o vírus pousa em uma bactéria e injetam seu material genético e a seguir o seu material viral é copiado junto com sua cápsula. O DNA do vírus se transforma e vai se formando os vírus. Como são muitos vírus, a bactéria não consegue suportar a quantidade deles e explode, liberando os vírus à natureza. Esse é o ciclo lítico. O ciclo lisogênico acontece quando o vírus reconhece, liga e insere seu DNA no citoplasma bacteriano. Depois o DNA viral é copiado somente quando a bactéria se reproduz (cissiparidade), se divide e por último o vírus entra no ciclo lítico.

DEFESAS NATURAIS:
Como nós que estamos expostos ao vírus nem sempre ficamos doentes?
Isso acontece, pois em nosso corpo contém defesas naturais que são produzidas para cada vírus de tipo específico. Essas doenças são os anticorpos. Eles são substâncias que ligam aos organismos invasores e ajuda a destruí-los. Todos os anticorpos são específicos, pois eles combatem apenas 1 tipo de vírus. É como se copiasse as informações do vírus e que ali ficassem guardadas. A cada tipo de vírus é produzido novas informações contra ele.

Para se PREVINIR contra os vírus são usadas e aplicadas as vacinas. Estas são aplicadas antes da pessoa contrair o vírus, para previnir-se. As vacinas são produzidas pelos próprios vírus da doença só que morto, ou com micorganismos atenuados (aqueles que não podem mais dar a doença). Podem também serem aplicados 
os soros que já contém os anticorpos contra esse mesmo vírus.

PREVINA-SE CONTRA ESTAS VIROSES:
Existem doenças que são altamente contagiosas e acontecem de se espalharem rapidamente e atingindo um grande número de pessoas em uma região: são as epidemias. Outras vezes essa doença perdura vários anos numa mesma região afetando um grande número de pessoas: são as endemias. Quando a doença se espalha pro muitos lugares do mundo, temos assim uma pandemia.

DENGUE:
É causada por um vírus transmitido por uma picada de 2 espécies de mosquito: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas são: mal-estar, febre alta, muito cansaço, dores de cabeça, nos olhos, nos músculos e nas articulações, além de vômito, diarreia e vermelidão no corpo. A dengue exige rápido atendimento, pois se houver muito vômito ou diarréia, é preciso repor água e os sais minerais, evitando assim a desidratação do organismo. Precisa também repouso e remédios para abaixar a febre, somente o médico pode recomendar esse remédio. Para se prevenir da doença, e preciso não deixar a água parada, pois ali o mosquito põe seus ovos, e por isso não se deixa água parada em pneus velhos, garrafas, vasos de plantas, latas, e ainda tampar reservatórios de água. Combate-se também o mosquito com produtos que matam as suas larvas ou ainda insetos adultos. Se uma pessoa for contaminada por mais de duas vezes, mas com uma variedade diferente de vírus, pode surgir a dengue hemorrágica.

------> Vírus da dengue
















Raiva:
Esse vírus ataca o sistema nervoso. É transmitido por mordidas de cães, gatos, ratos ou morcegos que se alimentam de sangue. A saliva assim desses animais também pode ser como fonte de transmissão. Por isso que sempre que tocamos em um animal que possa estar contaminado, deve procurar o serviço de saúde mais próximo. Já se a pessoa for mordida, deve lavar a ferida com água e sabão e assim procurar o posto de saúde mais próximo, recebendo imediatamente a vacina e o soro antirrábico, antes que os sintomas se manifestem. São eles: dor de cabeça forte, febre alta, contrações musculares que dificultam o ato de engolir. É também importante lembrar que se não houver atendimento médico imediatamente, a doença poderá ser fatal.
Aids:
O vírus causador da Aids é o HIV. Esse vírus atraca o sistema imunitário, que é o sistema que defendo o corpo contra micróbios. Isso significa que se a pessoa contrair a Aids terá problemas no seu sistema imunitário, assim a pessoa ficará sem defesas no organismo e ficará totalmente exposta a vírus de qualquer tipo e até uns que não prejudicam as pessoas com o sistema imunitário normal. Quando uma pessoa é contaminada, não aparece imediatamente os sintomas, podendo não se manifestar até mais de 10 anos, por isso apenas o médico pode diagnosticar corretamente. É importante também saber que a pessoa contaminada, sem saber que está, pode transmitir o vírus.
Essa pessoa está sujeita a muitas infecções como: pneumonia, toxoplasmose, micoses, tuberculose e ainda pode apresentar certos tipos de câncer raros como: sarcoma de Kaposi, que provoca lesões na pele, estômago e intestino. Há também casos de manifestações de problemas no sistema nervoso, como perda de memória e ainda da coordenação dos movimentos. Existem medicamentos que fazem as pessoas teram uma vida normal por vários anos, mesmo não tendo eliminado o vírus, pois a Aids não tem cura. A Aids pode ser transmitida por relações sexuais, transfusões de sangue contaminados, seringas e agulhas contaminadas, pela gravidez e também por objetos cortantes contaminados.
A prevenção da Aids se dá com alguns cuidados como: usar camisinha nas relações sexuais ou apenas ter com pessoa que não esteja contaminada, exigir esterilização de objetos que possam entrar em contato com sangue, e também objetos usados por dentistas e médicos, usar sempre as seringas e agulhas descartáveis.
Os portadores dos vírus devem procurar tratamento médico. A Aids ainda não possui cura, mas há vários medicamentos que tentam combater o vírus. Os antibióticos ajudam apenas nas infecções que atacam o portador do vírus. Não existe vacina contra a Aids, pois o vírus sofre mutações muito rápidas e assim surgem vários tipo do vírus. Uma pessoa contaminada deve fazer: informar a pessoa com que teve relação sexual (ou pretende ter), usar camisinha, não doar sangue nem compartilhar seringas ou objetos cortantes, ir ao médico periódicamente, se estiver grávida, procurar o médico para tomar medicamentos apropriados contra o vírus.



Existem diversos tipos de vírus que apresenta a figura abaixo:

OBS: Os vírus bacteriófagos, são vírus que atacam as bactérias.















FONTES:

  • http://3.bp.blogspot.com/-iDdJIwTqjG8/TYToXIwZTII/AAAAAAAAAHQ/z9C4twbXb-A/s400/1233211234321.png
  • http://www.combateadengue.com.br/wp-content/uploads/2007/09/estrutura-virus.jpg
  • http://4.bp.blogspot.com/_f5CyP4tD2jw/TBA_S09FHAI/AAAAAAAAApc/PjeWIg24ngQ/s320/hiv_virus.jpg
  • http://www.sabedoria.ebrasil.net/db/biologia/estudos/biologia/biologiag/virus_1.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário