terça-feira, 15 de março de 2011

Classificação dos Seres Vivos

Desde a antiguidade, o ser humano classificava as coisas que via em seu redor. Ele classificava, para se adaptar melhor ao mundo em que habitava, como por exemplo, ele classificava as plantas venenosas, não venenosas, animais que podia caçar, animais que não podia chegar perto e etc. Claro que na antiguidade, a sua classificação era simplória, não é como hoje.Com essa necessidade, o primeiro sistema de classificação foi de Aristóteles no século IV a. C. Ele também criou critérios e categorias para ajudar na classificação.
Karl von Linné (Carolus Linnaeus), criou e publicou o seu livro "Systema Naturae", que propõe em seu livro critérios para a classificação dos seres vivos. Esses critérios eram baseados em semelhanças morfológicas entre esses seres. Linnaeus é considerado o pai da Taxonomia, que é o estudo da classificação dos seres vivos. Ele também escreveu as categorias taxonômicas que eram de maior hierarquia para a menor: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Um jeito bom de decorar pode ser:


Raio
Forte
Caiu
Ontem
Fazendo
Grande
Estrago


Obs: Cada Filo vai originar um reino que são apenas 5: Fungi, Animalia, Plantae, Monera, Protista.


Conceito de espécie: Conjunto de organismos semelhantes, vivem numa mesma área, que podem se reproduzir entre si, gerando descendentes férteis.


Linnaeus também escreveu em seu livro, as regras de Nomenclatura Científica. Aqui então apenas algumas, pois são as mais importantes e também porque são muitas.


Regras de nomenclatura:


1º- Todo o nome científico de uma espécie deve ser Latin ou latinizado, pois assim era um referente mundial para que todos os cientistas de países diferentes soubessem de que espécie estavam falando.
2º- Todo o nome científico de uma espécie é composto por dois nomes (binominal), o 1º é o nome do Gênero e o 2º nome da espécie.
3º- O nome do Gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o nome da espécie deve ser escrito com a inicial minúscula.
4º- O nome científico se for manuscrito deve ser sublinhado e se for digitado deve ser em itálico.






        
             Karl von Linné                         Capa do livro de Lineu "Systema Naturae"




Em seguida botarei informações dos reinos e o resto da matéria...


REFERÊNCIAS:

  • https://lh6.googleusercontent.com/-lfMPSYSkMSU/TW2fHC640YI/AAAAAAAAAkc/1vP3ufEgZk8/s320/Carolus_Linnaeus1.jpg
  • https://lh3.googleusercontent.com/-QO5PoUzACQo/TW2dDClxmEI/AAAAAAAAAkY/lWj2wkh50a4/s320/Linnaeus1758-title-page.jpg

4 comentários: