quinta-feira, 31 de março de 2011

Reino Monera

Bom pessoal, agora vamos partir para o estudo dos reinos, vamos aprofundar seu estudo. O primeiro a ser estudado é o Reino Monera.
O Reino Monera é composto por bactérias e cianobactérias.
Monera = Monus = um
Organismos formados por uma célula (unicelular)
Bactérias = bastão
Então, as bactérias são procariontes (não possui núcleo, apenas nucleóide)
Características dos moneras:

  1. Todos são unicelulares, possuem apenas uma célula.
  2. Procariotos --> pro = proto = primeiro / Karyon = núcleo / Nucleóide = óide = semelhantes
  3. Todos apresentam parede celular --> Peptioglicano (proteína, açúcar)
  4. Nenhum monera apresenta Organelas Celulares 
  5. Nutrição - grande parte são heterotróficos, se alimentam de subtâncias orgânicas que obtêm do ambiente. Poucos são autotróficos --> Fotossintetizantes, que pegam os fótons da luz do sol para transformar a água em gás carbônico e assim produzem seu alimento. Também há as quimiossintetizantes, que pegam os compostos químicos e transformam em matéria orgânica. Todos esses processos, estas pegam o CO2 + energia e transformam em glicose. Algumas usam oxigênio do ar e na respiração (chamadas bactérias aeróbicas) e outras não dependem do oxigênio para conseguir energia e utilizam um processo conhecido como fermentação (chamadas de bactérias anaeróbicas).

 As bactérias heterotróficas são decompositoras (ciclagem dos nutrientes), que decompõem a matéria orgânica e os nutrientes são devolvidos ao ambiente. Elas também podem ser patogênicas (causam doenças), em plantas e em animais (Tuberculose, Tétano, Sífilis, Genorréia, Cólera), que são tudo tratadas com antibióticos. Elas também podem estabelecer relações harmônicas (mutualismo-> bactérias do nosso intestino, que são vitaminas, então se elas morrerem a pessoa também morre) ou (mutualismo-> bactérias + raízes de leguminosas, que ali fornecem abriga e as bactérias nutrientes para as plantas).
Formas:
As células possuem várias formas diferentes tais como:

OBS: Se observares, algumas bactérias vivem isoladas e outras formam grupos com várias bactérias unidas entre si: são as colônias.

























Estrutura das Bactérias - Cápsula - Parede Celular - Membrana Plasmática - Citoplasma ( DNA, Ribossomos formam o nucleóide)        
Sua reprodução:
As bactérias se reproduzem por divisão binária simples (cissiparidade), isso quer dizer que quando seu tamanho é grande, ela pode se dividir em duas iguais. Como seu material genético foi duplicado, um ele passa pra uma bactéria e o outro DNA para outra bactéria, surgindo assim duas bactérias. Às vezes, algumas bactérias passam parte de seu DNA para outras, surgindo assim novas variedades de bactérias.






Reprodução da bactéria por reprodução assexuada.









Bactéria


FONTES:
  • http://www.brasilescola.com/upload/e/bacteria.jpg
  • http://3.bp.blogspot.com/_dQyn47khNo4/S7FmZYP-mnI/AAAAAAAAAPc/IxmcAmF4rY8/s400/bacteria2.jpg
  • http://3.bp.blogspot.com/-7gqLX7kG1k4/TZI3BGVKYiI/AAAAAAAAAHw/bPUz4my8jqY/s400/123321.png
  • http://sobiologia.com.br/figuras/Reinos/reprodbacterias.gif
  • http://sobiologia.com.br/figuras/Reinos/bacteria3.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário