domingo, 27 de fevereiro de 2011

Esquema da Origem da Vida - Teoria de Oparin - Haldane


REFERÊNCIAS:
  • https://lh4.googleusercontent.com/-FRMXySlcWtw/TWqlZ9qex_I/AAAAAAAAABo/lKSqd17GQWs/s320/jimage2.jpg

A Origem da Vida

Para a explicação de como a vida surgiu temos algumas teorias feitas por cientistas de épocas diferentes:

1. Teoria da Abiogênese ou Geração Espontânea - Aristóteles (sec. IV a. C.)

Desde há muito tempo, o ser humano busca respostas e explicações de como a vida surgiu na Terra. Há muito e muito tempo, havia uma crença que as rãs, crocodilos e cobras surgiam do lodo dos rios. Esse surgimento sem explicação, o povo acreditava que era manifestações dos deuses e achavam que tinham geração espontânea. O primeiro a fazer essa pergunta de forma séria foi Aristóteles, e com isso é um dos maiores defensores dessa hipótese. Aristóteles para explicar a origem da vida, acreditava que havia uma "força vital" que fazia um ser vivo surgir de matéria inanimada. E também esse princípio organizador tornaria possível que um ser vivo formado surgisse de matéria bruta.
Essa ideia era baseada através de observações descuidadas, sem rigor científico que alguns animais surgem de matéria em putrefação. Eles também não tinham preocupação em certificar-se de que as observações eram confiáveis e corretas. 




2. Teoria da Panspermia ou Hipótese Extraterrestre - Svante Arrhenius (1908)

Svante Arrhenius supunha que há muito tempo, poeira espacial, meteoritos e cometas caíram em nosso planeta trazendo consigo certos microrganismos, provavelmente parecidos com as bactérias. Esses microrganismos, ao chegarem na Terra, encontraram um ambiente favorável e se desenvolveram e evoluíram, surgindo assim a vida na Terra. Panspermia quer dizer "vida em todo cosmo". Mas essa teoria não responde todas as perguntas de como surgiu a vida. Se o meteorito trouxe as bactérias, a sua origem deve ter vida. O Meteorito de Murchinson caiu na região australiana, pesava 100 quilos. Meteorito rico em compostos orgânicos. Apresenta ainda aminoácidos: glicina, alamina, ácido glutâmico, entre outros compostos orgânicos. Além disso apresentava Uracil e Xantina que é base de ácidos nucléicos que é encontrado no DNA. Também caiu um meteorito na Antártica, vindo de Marte, com fósseis de microrganismos. Isso significa que em Marte já houve vida. 




3. Teoria de Oparin-Haldane ou Biogênese - John B. S. Haldane (1892-1964) Aleksandr I. Oparin (1894-1980)

Essa teoria dizia que no tempo em que a Terra tinha um relevo muito e muito irregular, muitas montanhas, muitos vulcões, havia na atmosfera muita umidade e também os seguintes gases: Dióxido de Carbono, Metano, Gás Sulfrídrico, Amônia, Vapor de água. Como havia muita umidade no ar começou a chover. Essa chuva, fazia com que a Terra se resfriasse. Essa chuva não era passageira, durou entre 100 a 200 ano. Como a Terra absorvia essa água toda, ela esfriou. Sob ação dos raios do Sol (UVa e UVb) e também com os raios da chuva, fez com que os gases que estavam na atmosfera se juntassem em formassem os compostos orgânicos que estavam flutuando na atmosfera. Como a chuva não parava, ela levou esses compostos orgânicos para a superfície da Terra. Como o planeta esfriara, esta por sua vez, não absorvia mais água e então formou-se poças de água quente que caíam ali os compostos orgânicos. Esse compostos estavam em poças de água quente com argila no fundo, que transformou os compostos orgânicos em coacervados. Como        
a queda ainda dos compostos na água, esses se formavam RNA e DNA e se juntavam com os coacervados formando assim, a primeira célula viva. Estima que esse acontecimento ocorreu no período de  3,8 bilhões de anos atrás.


REFERÊNCIAS:
  • http://4.bp.blogspot.com/_dQyn47khNo4/S4MxqxiDMHI/AAAAAAAAABc/uRxoAFznWrw/s320/Aristoteles+by+Lysippos+a+direita+a+esquerda+imagem+de+um+selo.jpg
  • http://4.bp.blogspot.com/_EAsyge0vvCY/SMs3kC1-QDI/AAAAAAAAbCI/m32XjUb8HLo/s200/aristoteles2.jpg
  • http://4.bp.blogspot.com/-g-hL32VQziA/TVg6WCFVVdI/AAAAAAAAAh8/HV9ZOotxgvU/s320/ALH84001c%25C3%25B3pia+1.JPG
  • http://3.bp.blogspot.com/-Es7IY2hypXc/TVhI0BDAiWI/AAAAAAAAAiA/jMRwsfpxA8s/s400/Haldane+in+front+of+a+blackboard+and+Oparin_c%25C3%25B3pia.jpg









Esquema do Big Bang - Origem de Tudo


Esquema de como o Big Bang deu origem a tudo!

REFERÊNCIAS:
  • https://lh6.googleusercontent.com/-sQR6KBb786o/TWqHy1kM_7I/AAAAAAAAABk/TopNLUvzobM/s320/image0.jpg

Big Bang - A Origem de Tudo

Há 13,7 bilhões de anos atrás, não havia nada, não existia universo, nem tempo, nada. O que havia era apenas uma esfera extremamente pequena. Ao longo do tempo essa esfera cresceu e cresceu formando uma enorme esfera que girava rapidamente. Certa vez, essa esfera explodiu, pois não aguentou mais tanta pressão, e liberou Quarks e Léptons, que originou o átomo com essa união. O átomo é constituído de Prótons, Nêutrons e Elétrons. Os Prótons e os Nêutrons constitui o núcleo do átomo. Depois, se formou nuvens de H (Hidrogênio). Nessas nuvens se formaram as Super Novas, estrelas muito luminosa que na sua explosão enriqueceu o universo com matéria. Nessas explosões, formou-se galáxias (10 bilhões de anos). Também nessa explosão formou-se o Sol e seu Sistema Solar. Na formação da Terra, no princípio, começou a se aglutinar rochas. Depois formou-se um planetesimal, e sofria grandes ataques de rochas, meteoritos. Com isso se formou um protoplaneta com mais ou menos 1500 graus. No interior da Terra, havia Silicato e Ferro em estado pastoso. A atmosfera era o gás aquecido da nebulosa. Depois, havia ainda Silicato no interior da Terra. Só que se formou o manto que era fluído e o núcleo de Ferro derretido. A atmosfera já havia se resfriado. Mais tarde, houve a perda da atmosfera primitiva, a formação da crosta terrestre, do núcleo externo e do núcleo interno. Logo depois, se formou a atmosfera secundária (Hidrogênio, Metano, Gás Sulfídrico, Nitrogênio, Amônia, Dióxido de Carbono). A superfície da Terra constituía de grandes montanhas, muitos vulcões, e era totalmente irregulares. Essa última fase foi da formação da Crosta e último estágio da aquisição de Matéria Meteorítica e Cometária. Desde o princípio da formação da Terra até a última fase, houve a grande diminuição de temperatura, que no início era mais de 1500 graus e no final com menos de 100 graus.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Características Gerais dos Seres Vivos:

1º Todo ser vivo tem uma composição química complexa:
Todo o ser vivo tem uma composição química complexa que contém no mínimo C (Carbono), H (Hidrogênio), O (Oxigênio), N (Nitrogênio), P (Fósforo), S (Enxofre), As (Arsênio) e mais os Ácidos Nucléicos (Ácido Desoxiribonucléico - DNA e Ácido Ribonucléico - RNA)

2º Todo ser vivo é formado por células:
Todo ser vivo é formado por uma célula (Unicelular) ou mais que uma (Multicelular) 

3º Todo ser vivo se reproduz:
Todo ser vivo é capaz de se reproduzir de alguma forma. Tem uma forma por divisão binária simples (cissiparidade), que acontece com um ser unicelular apenas que não envolve gametas. Esses novos seres são clones do progenitor. Já a reprodução sexuada, envolve gametas (feminino e masculino) que se combinam e se transformam em uma célula ovo (embrião).

4º Todo ser vivo possui metabolismo:
Todo ser vivo tem a capacidade de transformar o alimento e Oxigênio em energia para si próprio. Existem os seres vivos heterótrofos que precisam do alimento já sintetizados por outros organismos e os seres autótrofos que produzem nutrientes pela fotossíntese ou quimossíntese.

5º Todo ser vivo cresce e se desenvolve:
Todo ser vivo cresce e se desenvolve em função da acresção de células e do metabolismo.

6º Todo ser vivo evolui:
Todo ser vivo tem a capacidade de se adaptar ao meio em que vive. Ao fazer cópias de si mesmo, pode haver erro de cópia no DNA e  aí acontece a Mutação. Esse erro faz com que o ser não se adapte direito ao meio e acabe morrendo. Algumas situações, o ser em vez de morrer pode se adaptar melhor do que outros que acabam morrendo aos poucos, pois o ser mutante pode se sobressair entre os demais.

7º Todo ser vivo reagem a estímulos:
Todos os seres vivos tem reações a aspectos externos. Um exemplo pode ser, quando colocamos a mão numa panela quente e tiramos rápido. Isso acontece, pois as células da mão sentem o calor e para não sofrer danos, mandam uma mensagem ao cérebro para tirar a mão.

8º Todos os seres vivos se movimentam:
Todo ser vivo se movimenta mesmo que seja um movimento imperceptível.


    Biologia-Matéria Central

    O que significa Biologia e o que estuda?
    Biologia significa:
    βιος - bios -> Vida
    λογος - logos -> estudo
    Então Biologia é o ramo do conhecimento humano que estuda e investiga os seres vivos


    REFERÊNCIAS:
    • http://3.bp.blogspot.com/_7r5pBVml1Mg/TMIfUjQvroI/AAAAAAAAABk/81o8VqCgqdY/s320/ecologia_responsabilidad2.jpg