quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Características Gerais dos Seres Vivos:

1º Todo ser vivo tem uma composição química complexa:
Todo o ser vivo tem uma composição química complexa que contém no mínimo C (Carbono), H (Hidrogênio), O (Oxigênio), N (Nitrogênio), P (Fósforo), S (Enxofre), As (Arsênio) e mais os Ácidos Nucléicos (Ácido Desoxiribonucléico - DNA e Ácido Ribonucléico - RNA)

2º Todo ser vivo é formado por células:
Todo ser vivo é formado por uma célula (Unicelular) ou mais que uma (Multicelular) 

3º Todo ser vivo se reproduz:
Todo ser vivo é capaz de se reproduzir de alguma forma. Tem uma forma por divisão binária simples (cissiparidade), que acontece com um ser unicelular apenas que não envolve gametas. Esses novos seres são clones do progenitor. Já a reprodução sexuada, envolve gametas (feminino e masculino) que se combinam e se transformam em uma célula ovo (embrião).

4º Todo ser vivo possui metabolismo:
Todo ser vivo tem a capacidade de transformar o alimento e Oxigênio em energia para si próprio. Existem os seres vivos heterótrofos que precisam do alimento já sintetizados por outros organismos e os seres autótrofos que produzem nutrientes pela fotossíntese ou quimossíntese.

5º Todo ser vivo cresce e se desenvolve:
Todo ser vivo cresce e se desenvolve em função da acresção de células e do metabolismo.

6º Todo ser vivo evolui:
Todo ser vivo tem a capacidade de se adaptar ao meio em que vive. Ao fazer cópias de si mesmo, pode haver erro de cópia no DNA e  aí acontece a Mutação. Esse erro faz com que o ser não se adapte direito ao meio e acabe morrendo. Algumas situações, o ser em vez de morrer pode se adaptar melhor do que outros que acabam morrendo aos poucos, pois o ser mutante pode se sobressair entre os demais.

7º Todo ser vivo reagem a estímulos:
Todos os seres vivos tem reações a aspectos externos. Um exemplo pode ser, quando colocamos a mão numa panela quente e tiramos rápido. Isso acontece, pois as células da mão sentem o calor e para não sofrer danos, mandam uma mensagem ao cérebro para tirar a mão.

8º Todos os seres vivos se movimentam:
Todo ser vivo se movimenta mesmo que seja um movimento imperceptível.


    8 comentários:

    1. soh uma coisa,no 7º, todo ser vivo reage, não a movimentos, mas a estimulos externos. Pode tar frio, e eles podem, reagir a isso, e frio n eh um movimento!
      o resto ta ok

      ResponderExcluir
    2. O blog está bem leve é legal fica olhando p ele!!

      ResponderExcluir
    3. Vlw kowalks eh q eu escrevi errado msm obrigada

      ResponderExcluir
    4. Me segui e bota meu Blog na tua lista de blogs!!!
      POR FAVOR!!!
      MEU BLOG É http://vamosestudarcfb.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    5. essoal ainda eu vou postar mais coisas, mas como to atolada de trabalho vou postando nos finais de semana que tenho mais tempo!! OU QUANDO DER TB!!!

      ResponderExcluir