domingo, 19 de junho de 2011

Filo: Moluscos

Características:

1. O nome do filo já indica uma característica: Mollis = mole
Apresentam corpo mole.

2. Apresentam simetria bilateral.

3. TRIBLÁSTICOS - ectoderme ----> epiderme : "pele" e manto => apomorfia
{ órgão respiratório (PULMÃO) terrestre.                                                                                                                           { secreção de uma concha calcária.

4. Corpo: CABEÇA (boca + órgãos sensoriais), MASSA VICERAL (órgãos internos como: coração, intestino, fígado) e PÉ (músculo)

5. Sistema Circulatório Aberto -> Sangue sem hemoglobina
                                               => Hemolinfa (transporte de nutrientes e transporte de oxigênio e gás carbônico)

6. Sistema Respiratório:

  • Terrestre -> Manto => PULMÃO
  • Aquáticos -> Brânquia (respiração branquial)  -----> órgão especializado pelas trocas gasosas dentro da água. 

7. Sistema Nervoso:
Nesse ser vivo há um gânglio viceral que é ligado com o gânglio cerebral onde se localiza junto à cabeça. Há também um gânglio pedal que fica em baixo do ser, mais perto ao chão. Como pode-se notar, houve uma evolução no sistema nervoso dos animais, onde já se nota um ancestral do cérebro, que os seres humanos possuem como exemplo. Podemos notar que no anelídeos, o seu sistema nervoso era por cordões nervosos ventrais e por gânglios cerebróides, já nos moluscos já obtém-se o gânglio cerebral, que dará origem ao cérebro.

Reprodução:

A sua reprodução é muito parecida com a dos anelídeos. Eles são hermafroditas, mas precisam de outro animal para a reprodução. Eles se juntam e trocam material reprodutivo. Formam clitelo e depois liberam os embriões são liberados em locais protegidos e ali se desenvolvem.

Classes de moluscos:

No filo dos moluscos, existem 3 classes diferentes que são: gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Na classe dos gastrópodes estão incluídos: caramujos (aquáticos, geralmente marinho, mas possuem também os de água doce), caracóis (quase sempre terrestres e possuem conchas mais finas do que a dos caramujos) e lesmas (terrestres e marinhas). Nos caracóis, a sua concha mais fina facilita o seu deslocamento deles no ambiente terrestre, no entanto nos caramujos, a concha mais espessa ajuda contra no impacto das ondas. Já nas lesmas, não existem a presença de concha ou é muito pequena. Nessa classe estão: mexilhões, ostras e mais. A concha desses moluscos é dividida em duas partes encaixadas, chamada valvas, que abrem e fecham. São marinhos ou de água doce e respiram por brânquias. Eles vivem enterrados no fundo do mar ou grudados em corais, rochas, cascos de navio, madeiramento de cais ou qualquer estrutura fixa. Se protegem fechando muito bem a concha com a ajuda de músculos fortes. A última classe é dos cefalópodes que estão: polvos, lulas, sibas e náutilos. Todos são marinhos e são considerados um dos maiores invertebrados do mundo. Vivem em águas muito profundas. Todos não possuem concha externa com exceção dos náutilos. As lulas e sibas possuem daí uma concha muito reduzida, mas interna. Com a falta de conchas protetoras, é compensado pelo deslocamento veloz que os ajudam a fugir de predadores. Estes se deslocam expelindo jatos de água pelo sifão. Esses animais possuem também outros recursos para batalha como laçar tinta preta com a finalidade de confundir o predador, mudar a cor da pele para se camuflar. Seus olhos com lentes formam imagens detalhadas dos objetos, o que também ajuda na fuga e captura de presas.



Cefalópodes














      Gastrópodes












Bivalves


FONTES:

  • http://3.bp.blogspot.com/-Q9RLLw5tHGA/TYyXrbc3fAI/AAAAAAAAEfc/tdh3hvm-qg4/s320/caracol.jpg
  • http://1.bp.blogspot.com/_N330z7xz9uU/TSx1tqapfOI/AAAAAAAAGig/_PUDxHfkS-s/s320/caramujo-africano.jpg
  • http://2.bp.blogspot.com/_AV_omxdsu6E/TESA6m-1nbI/AAAAAAAAADs/P1lEvcY8gew/s320/polvo.jpg
  • http://2.bp.blogspot.com/_FSL8bv9w68Q/S0ZdqE0JgNI/AAAAAAAAACY/2QgAwCMm3gc/s320/slug.jpg
  • http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/full-16-4673067c71.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário