domingo, 29 de maio de 2011

Filo dos Poríferos

O filo dos poríferos é um dos segmentos do reino metazoa, sendo o único filo do subreino parazoa. Para ser membro deste filo é necessário possuir algumas cracterísticas, que são:


 1ª - Possui cooperação entre as células.

 2ª - Apresenta blástula.

 3ª - Não forma tecidos.

 4ª - Seu corpo apresenta a forma de vaso, pois se originaram das gástrulas diblásticas.

5ª -Todos os poríferos são aquáticos e bentônicos, ou seja, vivem em mares ou rios e vivem fixos a um substrato.

ESTRUTURA CORPORAL DOS PORÍFEROS:







1 - Esclerócitos: Os esclerócitos dão sustentação à esponja, pois possui espículas que podem se conectar com outro esclerócito. As espíiculas também servem de proteção ao crescerem para fora da esponja e serem pontiagudas.

2 - Porócitos: Os porócitos permitem a entrada de água nas esponjas, pois possuem orifícios para entrada e saída de água.

3 - Amebócito: Distribui os nutrientes para a célula.

4 - Coanócitos: Com o movimento de hélice de seus flagelos permite a citculação de água no átrio da esponja. Também captura os allimentos  e os digere, passando para os amebócitos que distribuem os nutrientes..

FONTES:

  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiefPzMWXrJpKImfyEa-eR8L9MmpPZhHpUe-pKZSrMB4ORW8xrxt_FkvpzBdRr3SrtcUvlSvkxw4iyauUwgXAi6dIH9GBDFSWfkI7HM4kYL4XRk4E0z0SlyMMXbcQgFPiqIQacy4d43YPU/s1600/Esponjas-do-mar.JPG
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOSeWObEGfcgLffpqtqkY06z7qsHFw4_4AXIRPfoD_uM0RtTC5-dTI5BrE1Jd_ONzQVArLIbhBQnl4ftPsoJw3TNbCWAxH3LhF6s2TnFQXSCRDBM1f9YCh5pDNrytvKnn6IpMdk3Qs7sA/s1600/anatomiadeesponja3.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário